quarta-feira, 2 de abril de 2014

APROVAÇÃO PIBEX 2014

Extensão Universitária: é um processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa, de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade, com base na interlocução entre saberes, que tem como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade. Além de instrumentalizadora desse processo dialético de teoria/prática/ reflexão/prática, a Extensão Universitária é interdisciplinar favorecendo a visão integrada de todas as dimensões da realidade social.
A extensão promove uma relação entre a Universidade e outros setores da Sociedade e está voltada para os interesses e necessidades da maioria da população, atuando como implementadora de desenvolvimento regional e de políticas públicas. Esta relação dialógica é marcada pela ação de mão dupla, de troca de saberes, e de superação do discurso de hegemonia acadêmica, cujas ações são caracterizadas pelo seu caráter interdisciplinar, buscando a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, fundamental na formação de um profissional cidadão.
Nesse sentido o Grupo Estudos e Pesquisa em Direito Penal e Democracia vem desde 2012 desenvolvendo o projeto extensionista intitulado Estudos e Pesquisas em direito Penal e Democracia sob a coordenação da professora Luanna Tomaz de Souza. Atividade do projeto consiste em promoção de palestras e eventos com o intuito de propiciar um espaço para o debate de ideias criticas acerca do direito penal na amazônia.
A aprovação no PIBEX 2014 é de fundamental importância para a continuação desse trabalho extensionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário